Quem vai ao psicólogo?

o-que-faz-um-psicologo

Esta semana me perguntaram o que faz um psicólogo. Primeiro, quero desfazer alguns mal – entendidos sobre isto.

1. Costumamos ouvir que quem vai ao psicólogo é “doido” – ERRADO! Quem vai ao psicólogo está longe disso. Trabalhamos com a consciência da realidade, portanto quanto mais “normal” melhor para o desenvolvimento de um processo psicoterapêutico.

(O trabalho com pessoas mentalmente incapacitadas é diferenciado)

2. Procuramos o psicólogo para receber “conselhos” – ERRADO! Conselhos são opiniões nossas que oferecemos aos amigos, conhecidos e familiares a partir do NOSSO ponto de vista, crenças e percepções. É o tal “se eu fosse você…”! A terapia se desenvolve a partir de técnicas, teorias sobre o ser humano e daquilo que o paciente nos trás. Independe da religião, da política ou de qualquer outro conteúdo pessoal do terapeuta.

3. Vai ao “psi” quem não tem discernimento, estudo, inteligência – ERRADO! O equilíbrio emocional, assim como o bem – estar psíquico independe do grau de instrução do indivíduo. Qualquer pessoa está sujeita a vivenciar momentos de estresse, insegurança e fragilidade.

4. Vai ao psi quem não sabe cuidar da própria vida – ERRADO! Muitas vezes, por medo ou vergonha chega – se ao fundo do poço emocional. Buscar ajuda é sempre um ato de coragem e de amor próprio.

5. Homem que é homem não faz terapia – ERRADO! Terapia é coisa de GENTE, e não de gênero.

Enfim… Estes são alguns dos enganos quando se fala em psicoterapia. Outra hora escrevo sobre os motivos que podem nos levar ao psicólogo.

MC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s