Quando procurar a psicoterapia?

psicoterapia-2

Procuramos um psicólogo (sim, nós Psi também fazemos terapia) por diversos motivos. Nos meus 16 anos de formada atendi cerca de 400 pessoas. Vou tentar descrever algumas das razões que as levaram ao meu consultório.

1. Problemas relacionados ao que chamamos de “transtornos mentais”: incluem – se aqui os quadros depressivos (alguns com possibilidade de tratamento sem medicação), alcoolismo e, os transtornos de ansiedade tais como o TOC (que provoca pensamentos intrusivos e absurdos ou a repetição descontrolada de determinadas ações – como por exemplo, verificar a fechadura da porta), a Tricotilomania (compulsão por arrancar os próprios cabelos) e a Síndrome do Pânico (medo exagerado que provoca crises de pânico com sintomas fisicos), dentre outros.
2. Problemas de relacionamento oriundos de: crises conjugais ou separações, ciúme patológico, timidez exacerbada, dificuldades na educação dos filhos e, dificuldades sexuais de vários tipos.
3. Angústia existencial causadora de: sensação de vazio e desesperança, vontade de morrer (não necessariamente de se matar) e, falta de perspectiva na vida.
4. Problemas relacionados à baixa – estima: inseguranças, falta de auto – confiança, falta de persistência em diversas situações levando a pessoa a deixar sempre suas atividades pela metade, etc.
5. Conflitos relacionados à vivência da sexualidade. E, ainda…
6. Conflitos relacionados à religiosidade.

Mas, existem muitas outras razões. Na verdade, nossas emoções interferem diretamente em nossa realidade externa, e vice-versa. Se percebemos que não estamos conseguindo lidar com determinada emoção de modo funcional, a terapia pode nos ajudar através do autoconhecimento e da aquisição de novas habilidades. Ou seja, ela nos ajuda a vivermos melhor com os outros e com o nosso EU.

Portanto, lembre-se: ninguém tem a vida perfeita, mas TODOS têm potencial para ter uma vida melhor. DESENVOLVA – SE! Como? Uma das formas é fazendo terapia!

MC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s