Decepções: o que são e como lidar com elas?


Toda decepção ocorre em função de uma expectativa frustrada. Seja com relação a alguém ou a nós mesmos. Tendemos a esperarmos determinadas atitudes e comportamentos daqueles pelos quais queremos bem. Se você reparar, dificilmente nos decepcionamos com pessoas das quais nada esperamos ou só esperamos o pior.

Muitas vezes, o erro estará em nossas próprias expectativas, tendo em vista que nem sempre o outro estará disposto a atender ou retribuir aquilo que a ele oferecemos, incluindo – se aqui a imagem q construímos sobre ele. Isto significa, então, que acabamos gerando uma expectativa impossível de ser alcançada.

Mas, existem diversas outras situações onde a decepção pode ocorrer. Em algumas, será possível o reparo. Em outras, NÃO.
Em todo caso, não adianta tentar entender os motivos q levaram o outro a te decepcionar. Isso pode, apenas, aumentar a sua dor. Melhor mesmo é entender os nossos motivos, porque nos sentimos assim e até que ponto temos OU NÃO “culpa” pelo que estamos sentindo.
E, a partir daí, buscarmos caminhos para elaborarmos da melhor maneira possível esta emoção, para que não nos tornemos reféns da desconfiança. Afinal, em menor ou maior grau, TODOS nós poderemos uma hora nos tornarmos a razão da decepção de outro alguém!

MC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s