Pessimista por natureza?

Resultado de imagem para distimia a depressãozinha cronica

A distimia é caracterizada como um transtorno do humor, sendo uma variação da famosa depressão. Ela difere do tipo clássico por ter sintomas mais leves, permitindo que a pessoa continue funcional. Ou seja, ela trabalha, se relaciona, faz tudo que todo mundo faz, mas tem sempre algo que a impede de se sentir totalmente bem e feliz. É um quadro crônico, pois seus sintomas perduram por vários anos, fazendo com quea maioria dos distímicos acreditem que o cansaço constante, a melancolia, o pessimismo, dentre outros sintomas, fazem parte de sua personalidade e, com isso, acabam por não buscarem tratamento adequado.

É um tipo de depressão de difícil diagnóstico, até para os próprios médicos. Um estudo realizado em SP detectou que apenas 36% dos distpimicos são diagnosticados. Assim, o paciente que após muita resistência procurou ajuda médica, acaba perdendo a oportunidade de tratar – se e continua carregando o “peso” da própria existência por longos períodos.

Por isso, olhe para si mesmo. Busque reconhecer o que não está legal pra você. Duvide de suas crenças que apenas demonstram que você é culpado por tudo que sente. Na dúvida, procure um psicólogo. Ele pode te ajudar a identificar esse quadro e te mostrar que nem tudo depende apenas de você.

A vida é curta. Mexa-se!