Ejaculação precoce e ansiedade…

Resultado de imagem para ejaculaçao precoce e ansiedade

A ejaculação precoce é uma queixa bastante comum nos consultórios de Psicologia. Assim como a anorgasmia abordada outro dia, trata – se de uma disfunção sexual que atinge cerca de 30% da população masculina em idade sexual. Suas causas podem variar entre orgânica e psicológica, sendo que, em grande parte dos casos, o componente emocional encontra – se presente devido ser um problema que pode afetar os relacionamentos conjugais e, consequentemente, a autoestima masculina.

É caracterizada por uma dificuldade do homem em CONTROLAR O TEMPO da sua ejaculação, podendo ocorrer, muitas vezes, antes mesmo da penetração, gerando assim uma situação desconfortável para os envolvidos. Divide – se em 2 tipos: global – quando acontece independente da parceira ou situação – e, situacional, quando ocorre apenas em alguns contextos específicos – a exemplo de uma parceira nova.

A obrigação de ter um bom desempenho sexual é algo que pode provocar ansiedade e levar o homem a ejacular com certa rapidez durante o ato sexual. Em alguns casos, um único episódio pode tornar-se a causa dos demais, ou seja, ao vivenciar pela primeira vez uma situação considerada pelo próprio homem como vexatória, este poderá desenvolver uma insegurança que o torna prisioneiro do medo de voltar a vivencia-la. É um ciclo vicioso onde o medo de ejacular “antes da hora” produz a ansiedade, que por sua vez alimenta o medo, que acaba provocando a situação indesejada.

Enfim, importante é que os casais possam falar abertamente sobre o problema e, quando não conseguirem resolvê-lo sozinhos, busquem ajuda profissional, já que a ejaculação precoce pode atrapalhar muito a vivência plena da sexualidade tanto do homem quanto da mulher que com ele se relaciona. Já para os solteiros, pode leva-los a evitarem novas relações pela insegurança de “não darem conta do recado”!

A terapia é, pois, indicada para TODOS os casos já que, mesmo os que possuem causa orgânica, podem ter sua autoestima e autoconfiança afetadas. Portanto, se você se identificou, agende seu atendimento e volte a ter uma vida sexual satisfatória e sem culpas!

MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s