DISELXIA…

Resultado de imagem para dislexia

Não, a palavra não está incorreta! Assim, como você a enxergou, é o mundo da escrita para quem tem DISLEXIA!

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, de 0,5 a 17% da população mundial apresentam este problema. Trata – se de um transtorno genético e hereditário, de origem neurobiológica, que causa grande dificuldade na decodificação do estímulo escrito ou símbolos gráficos. Ou seja, a dislexia compromete a capacidade de se aprender a ler e escrever.

Apesar da sua incidência, muitas famílias e escolas ainda não sabem como lidar com este problema, ficando o disléxico “à mercê” da ignorância do meio que o cerca, podendo vivenciar momentos de grande angústia ao tomar para si a responsabilidade de “SER COMO É”, o que pode afetar de forma significativa a sua autoestima.

Agora há pouco, fui procurada por um jovem de 21 anos que se encontra no 2º ano do Ensino Médio, mas que, segundo ele, “não sabe muita coisa”. Este jovem demonstrou sua preocupação com seu futuro e possível ingresso na faculdade.

Este é um caso que demonstra a necessidade de que tanto pais quanto professores, estejam alerta para fazerem a identificação do problema o quanto antes, para que possam oferecer a essas pessoas alternativas que possibilitem o desenvolvimento pleno do seu potencial cognitivo, já que ser disléxico não é sinônimo de falta de inteligência, como muitos ainda acreditam. Caso o fosse, nem Bill Gates, nem Einstein teriam chegado onde chegaram.

Portanto, que este post sirva de alerta contra o preconceito e a falta de informação sobre o assunto. Dislexia não tem cura, mas utilizando as ferramentas corretas, podemos SIM ajudar a um disléxico a ter uma vida totalmente normal!

MC

PS: Apesar da não identicação, solicitei autorização do jovem supracitado para a realização deste post.

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s