A automutilação deve ser tratada com mais atenção!

Resultado de imagem para automutilação

Esmurrar a parede, bater com a cabeça, beliscar-se, cortar-se, queimar – se, dentre outros exemplos, são formas de AUTOMUTILAÇÃO.

Tais comportamentos são indícios de um sofrimento emocional angustiante e com o qual o indivíduo não consegue lidar de maneira funcional, lançando mão dos mesmos como ferramenta para obter alívio da emoção que se faz presente. Frequentemente, ocorre raiva de si mesmo ou de outro perante o qual o sujeito se sente impotente, mas também pode estar associado a algum tipo de transtorno de personalidade, ou ainda diferentes quadros mentais, como a depressão.
As causas da automutilação são inúmeras e diferem, pois, de pessoa para pessoa. É um pedido de socorro que é feito em silêncio e que, geralmente, quem o faz o mantém em segredo por vergonha ou por não estar consciente de que este comportamento é uma sinal de sua fragilidade egóica. Diferentemente do que se possa imaginar, essas ações não têm a intenção de chamar a atenção sobre si, são na verdade a expressão de um grande mal estar interno, onde a dor sentida na alma é traduzida em dor física.

Não existem estatísticas oficiais para este problema no Brasil, mas tem – se notado um aumento dos casos principalmente entre adolescentes. Pesquisas internacionais indicam que cerca de 20 % dos jovens praticam a automutilação.

Portanto, se você tem esse tipo de comportamento autodestrutivo, ou mesmo conhece alguém que o tenha, não desconsidere esse fato: PROCURE AJUDA! A terapia pode te proporcionar o desenvolvimento de estratégias mais saudáveis para que você possa aprender a lidar com a sua dor, seja ela qual for. Quem gosta de si mesmo não se agride!

MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s