Autocrítica negativa pode acabar com sua autoestima…

Resultado de imagem para autocritica negativa

Nem tudo que fazemos sai de acordo com o que planejamos, certo? É assim para TODAS as pessoas.

Avaliarmos nossas ações e reações perante as situações da vida é algo de extremo valor. Essa auto avaliação é uma ferramenta cognitiva importante e que nos ajuda a evitarmos erros futuros, a melhorarmos como pessoa e facilitamos nossos relacionamentos. Mas, quando ela se transforma em autocrítica negativa pode tornar-se fonte de angústia e/ou ansiedade. Na autocrítica positiva um erro é apenas algo que deve ser corrigido e superado. Na negativa, torna-se sinal de fracasso e, ao sentirmos que falhamos, somos tomados pelos sentimentos de culpa e vergonha.

Saber dar o seu próprio feedback com qualidade é uma arte! Para realizarmos uma boa autocrítica, o julgamento deve ser substituído pelo entendimento das causas e avaliação do que poderá ser feito em momento semelhante para se evitar a repetição do erro. E, se não for haver outro momento, que sirva para você aceitar que nada pode mudar com relação ao que passou e que, infelizmente, aquela frustração deve ser elaborada. Isso tudo deve ser feito, portanto, sem autopunições do tipo xingar a si mesmo mesmo, machucar-se fisicamente, ruminação da situação vivida e, principalmente, com AUTOCOMPREENSÃO.

MC
Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar
#Mariapsi#autoconhecimentoéfundamental#psicoterapiaparatodos#cuidedesuasemoçoes#façaterapiaparamudar #façaporvc#procureumpsicologo#agendeseuatendimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s