Automutilação não é “drama”…

Resultado de imagem para automutilação

Bater – se, cortar-se, beliscar-se e muitos outros, são comportamentos permeados de angústia, culpa, vergonha e muitas outras emoções negativas e que demonstram SOFRIMENTO!

A automutilaçao pode surgir em qualquer idade, mas o período mais propício para o seu desenvolvimento é a adolescência, tendo em vista que é nessa fase que passamos por grandes mudanças hormonais, psicológicas e sociais que podem interferir significativamente no nosso modo de ser no mundo, na nossa forma de nos expressarmos. É tambem o período onde alguns transtornos específicos, como a Esquizofrenia, costumam se manifestar. É, portanto, uma fase complexa e delicada e que merece maior cuidado por parte dos pais!

Não se sabe exatamente porque desenvolvemos o autoflagelo. Uma das teorias é a de que seria mais fácil controlarmos a dor física do que a dor psíquica. Ou seja, quando nos machucamos fisicamente, redirecionamos nossa atenção cerebral par aquela dor momentânea, nos livrando, assim, dos pensamentos angustiantes e que nos causam grande dor emocional.

Os motivos pelos quais uma pessoa se mutila são diversos e variam de pessoa para pessoa. No entanto, o que precisamos nos dar conta é que TODAS elas demonstram através desse comportamento que precisam de ajuda, inclusive, as que acreditam que automutilar – se “não é nada demais” e/ou que seja, apenas, um impulso tal qual roer as unhas. Mesmo que não tenham consciência do significado de suas ações TODAS PRECISAM SER AJUDADAS! Essa, é a percepção que precisamos ter.

Frequentemente, quem pratica tal ação o faz de forma silenciosa, escondida. Mas, sempre existem maneiras de identificarmos o problema e, este, será o assunto do nosso próximo post. Até lá. .. MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

#Mariapsi#automutilaçaonaoéalgonatural#sepermitaserajudado#conversecomalguem#procureumpsicologo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s