Como anda o seu desejo?

Resultado de imagem para desejo hipoativo

  • Se sexo é algo tããão bom, porque algumas mulheres possuem pouco ou quase nenhum interesse sexual? Uma das principais razões da ausência de desejo sexual é a falta de tempo e energia, fazendo com que o sexo seja sempre relegado a um lugar secundário em seu dia-a-dia, além de conflitos emocionais que podem estar envolvidos nessa questão.

    Surgem aí, causas relacionadas às regras sociais e tabus introjetados pela educação, traumas infantis e histórico de abuso sexual, estresse e/ou depressão, e baixa – estima. Questões relacionais também podem diminuir o desejo sexual feminino tendo em vista que, por uma questão cultural, a mulher necessita mais do envolvimento emocional com seu parceiro para sentir-se tambéem estimulada sexualmente por este. Sendo assim, o desgaste do relacionamento juntamente com a rotina diária podem leva-la a manter uma relação de obrigatoriedade com o sexo. Pessoas pouco imaginativas, que não exploram suas fantasias, também tendem a apresentar este comportamento. Outro ponto influenciador diz respeito a se ter muitas reservas com relação à higiene, podendo adquirir – se certos “nojos”, tornando o sexo algo mecânico e pouco estimulante.

    O Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH) consiste numa ausência ou diminuição da motivação para o sexo e encontra – se frequentemente associado à depressão, perturbações da ansiedade, aprendizados disfuncionais ou conflitos relacionais. Tem, portanto, causas multifatoriais sendo vivenciado de forma particular para cada pessoa. Embora seu diagnóstico seja aplicado tanto a homens quanto a mulheres, sua ocorrência é significativamente superior na população feminina. Nos homens, surge associada à disfunção erétil, enquanto nas mulheres podem surgir acompanhado por dificuldades de excitação e orgasmo.

    É muito comum as pessoas acharem que sexo é independente de outras esferas da vida quando, na verdade, a forma como alguém se relaciona com o sexo é o reflexo de como a mesma compreende a si e aos demais e de como vive sua vida. A intensidade do desejo sexual está relacionada também aos valores e padrões rígidos a respeito da sexualidade. 

  • O desejo sexual é um fenômeno subjetivo e motivador ativado por sugestões internas e externas que podem ou não resultarem em um comportamento sexual efetivo.

    Portanto, para melhorar o seu desejo sexual faz – se necessário conhecer as causas da sua falta de interesse, melhorar sua relação consigo mesma, reconhecer suas preferências sexuais, ter uma boa relação emocional e de comunicação com seu parceiro e, acima de tudo, QUERER ter uma vida sexual plena e satisfatória. A terapia pode te ajudar neste processo!

  • Vale ressaltar, ainda, que nem sempre a falta de desejo está associada a causas psicológicas, podendo estar relacionada a algum tipo de problema orgânico.

    MC

    Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s