Qual a sua relação com o seu corpo?

Resultado de imagem para qual a sua relação com o seu corpo

Se você possui hábitos alimentares que, em algum momento, são sentidos POR VC MESMO como “fora do comum”, quero que entenda, primeiramente, como e porque você chegou onde está!

A imagem corporal que construímos em nossa mente é parte da forma como nos enxergamos e como nos sentimos com relação a nós mesmos e as demais pessoas. Com isso, sofremos a influência do meio externo e, consequentemente, das opiniões e construções sociais que permeiam as diversas relações, dentre elas a relação do corpo como um valor social, demonstrada através dos padrões estéticos estabelecidos culturalmente através dos tempos. Esses padrões podem nos levar a potencializarmos determinadas sensações que possuímos ao nosso respeito, confirmando crenças pessoais negativas, levando-nos a desenvolvermos quadros patológicos em sua função.

Ao vivenciarmos uma situação de distorção dessa autoimagem, buscamos estratégias comportamentais (como a rejeição ao alimento ou a indução de vômitos) para reduzirmos a angústia vivida e alcançarmos a imagem idealizada ou cobrada socialmente, sendo que algumas delas podem tornar-se um grande problema, como nos casos dos transtornos alimentares.

Esses transtornos caracterizam-se por uma grave perturbação do comportamento alimentar, causando grandes prejuízos ao indivíduo. Atualmente, a mensagem de que beleza, felicidade e autovalor associam-se a um corpo magro é constante, podendo gerar preocupações extremas com o peso e formato corporal. Nesse contexto, algumas pessoas procuram se adequar a esse padrão, visando serem aceitas e valorizadas. A anorexia e a bulimia são os transtornos mais frequentemente associados a essa busca. Causam grande sofrimento e risco à saúde global de quem os vivencia. Veremos, a seguir, cada um deles individualmente.

MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

#Mariapsi #informações#distorçaodaautoimagem#transtornosalimentares #busqueajuda#procureumpsicologo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s