Medo de sexo?

Resultado de imagem para genofobia

Medos! Existem os que podemos considerar INATOS e que nos protegem, e os ADQUIRIDOS e que podem nos paralisar. Estes últimos podem evoluir a tal ponto de se transformarem em FOBIAS. Hoje, vamos conhecer a Genofobia: o medo desmedido de sexo!

Assim como qualquer outra fobia, o medo de sexo trás consequências diversas para a vida de quem o vive. Pode ser classificado como um transtorno de ansiedade, e quando a “aversão” ao sexo é muito intensa pode levar o indivíduo a evitar completamente qualquer tipo de intimidade sexual, tornando-o, por conseguinte, “assexuado”. Suas causas diferem bastante, podendo surgir após um evento traumático (como o abuso sexual ou mesmo após uma primeira experiência desastrosa do ponto de vista do prazer) ou associado a pensamentos obsessivos e outros tipos de fobias, como a exemplo da misofobia (medo excessivo de contaminação). .

As pessoas afetadas por este “mal” desenvolvem ansiedade extrema, caso precisem interagir sexualmente com alguém. Sintomas como taquicardia, sudorese, respiração curta e angústia elevada podem surgir ao mínimo sinal de contato sexual. Esta condição pode tornar a vida muito difícil, já que essas mesmas pessoas conseguem se envolver afetivamente, mas não sexualmente. E como o sexo é, praticamente, inerente as relações íntimas adultas, os conflitos gerados e não resolvidos podem leva-las ao fim de seus relacionamentos.

A boa notícia é que, como qualquer outra fobia, o medo de sexo tambem pode ser superado totalmente através da PSICOTERAPIA. No entanto, é preciso que o próprio indivíduo reconheça o seu problema e vença a vergonha de procurar ajuda. Na terapia, serão descobertas as causas e redefinidos os padrões de comportamento que favorecem a manutenção do quadro, levando-o a ter uma vida sexual plena e totalmente em acordo com a sua realidade.

MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s