Feminismo X Machismo…

Resultado de imagem para feminismo nao e o contrário de machismo

  • Chegou a hora da verdade, NUA e CRUA!

    ➡ Quem manda mais numa relação homem-mulher? Alguns dirão que é o homem e outros que, seriamos nós – mulheres. Não nego que, como mulher que sou, é confortável pensar assim, mas na realidade ninguém manda mais (ou deveria mandar) que ninguém, pois o princípio de RELAÇÃO por si só nos remete a dois lados. Ou seja, a uma correspondência entre algo ou alguém com outra coisa ou outra pessoa.

    ➡Nessa conjuntura, muitos homens e mulheres ainda não sabem distinguir o que seria MACHISMO e FEMINISMO. Como nos diz Cortella, “um não significa o oposto do outro”, como geralmente são tratados esses assuntos. A primeira, e essencial diferença, é que o machismo é um SISTEMA DE DOMINAÇÃO de um gênero sobre o outro. Já o feminismo se trata de um MOVIMENTO em prol da igualdade entre os gêneros e contra todas as formas de opressão exercida sobre as mulheres.

    ✔A dominação masculina sobre o SER mulher é um fato histórico, não há como negar. É algo muito parecido com a questão do preconceito entre raças. Esta diferenciação entre homens-mulheres, brancos-negros está para a mesma relação entre gordos-magros, altos-baixos, etc. Trata-se de condições, características e nada mais. Não dita quem é mais inteligente, quem merece melhores salários, quem pode isso ou aquilo e, muito menos, determina como devemos nos comportar.

    👉Inclusive, aquela que se diz feminista e que por isso mesmo detesta os homens, está totalmente equivocada em sua auto-definição. Ser feminista não nos impede de sermos femininas, de gostarmos de sermos cuidadas ou de pedirmos aos nossos companheiros para matarem aquela maldita barata que insiste em surgir do nada no meio da sala. E, claro que existem algumas diferenças que não podem ser negadas, como por exemplo a superioridade deles em termos de força física (apesar da existência de mulheres beeeem mais fortes que muitos homens, mas não são a maioria!).

  • 👉Por outro lado, o machismo também fez muito mal aos homens sem que eles mesmos percebessem. Como? Vos respondo com algumas frases clássicas do pensamento machista: “homem que é homem não chora, o homem deve ser o principal provedor de sua família, homens traem porque têm maior necessidade de sexo”, etc. Esses tipos de idéias transmitidas de geração para geração oprimem o homem sem que ele tenha consciência disso.
  • ✔Portanto, se você acredita na igualdade de direitos para homens e mulheres você é, SIM, um (a) feminista. Mas, se por outro lado, ainda reproduz determinados pensamentos como os que acabei de descrever, você ainda carrega em seu âmago a preconceituosa e ultrapassada cultura machista de SER.

    MC
    #Mariapsi #reflexoes

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s