Fome física X Fome emocional…

Resultado de imagem para fome física x fome emocional

👉Fome ou vontade de comer?😞

↪O prazer da saciação da fome é algo totalmente natural e benéfico. Mas, muitas pessoas não apenas sentem prazer, mas ALÍVIO depois de comerem. Alívio de quê? Da raiva, do medo, da tristeza, da solidão e, às vezes, até da euforia da alegria. Ou seja, são pessoas que alimentam não o corpo, mas suas emoções. Este “mau hábito” pode trazê-las algumas consequências negativas, tais como o desenvolvimento de compulsoes, sentimentos de culpa e vergonha, sem contar os problemas relacionados à saúde física como o sobrepeso, a diabete, o colesterol alto, etc.

👉A fome Emocional aparece nos momentos em que você “sente” que precisa ser recompensada (o) por algum desconforto que não é físico (já que fome de verdade faz a barriga roncar, o estômago doer, etc). É uma espécie de fuga para não enfrentar aquilo que está causando o desconforto, levando a pessoa a desenvolver uma relação errada com a comida. .
.
↪Agora uma pergunta: alguém aí já se “entupiu” de brócolis por estar ansiosa (o)? Não, né! Pois o cérebro faz você buscar alimentos ricos em açúcar (que aumentam a produção de serotonina, o hormônio do prazer) e gorduras (que são mais palatavéis).

👉É bom lembrar que nem tudo é fome Emocional: é normal sentirmos vontade de comer doces ou coisas mais gordurosas de vez em quando! Fazer disso uma forma de se aliviar ou esquecer os problemas é que pode se transformar em um distúrbio alimentar.

✔Portanto, aprenda a reconhecer a sua fome. Como? Observe se você está fazendo algum tipo de compensação e esforce-se para enfrentar seus incômodos com mais autocontrole. Não sabe como fazer isto sozinho? FAÇA TERAPIA PARA APRENDER!

➡Outra hora falaremos sobre o extremo contrário: a obsessão por dietas!

Boa reflexão a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s