Você é uma pessoa reativa ou proativa? Entenda a diferença…

Resultado de imagem para não posso escolher como me sinto

  • 👉Você se sente frustrado com frequência? Fica irritado com facilidade? Tem dificuldade para identificar e expressar o que sente? Quando acontece algo de ruim em sua vida, se sente muito desanimado e com vontade de desistir ou fugir? Age sempre por impulso? Tem muitas desavenças no ambiente de trabalho? Sempre chora como forma de aliviar suas angústias?

    ↪Bom, se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, muito provavelmente, você está agindo de forma reativa. Vamos entender o que isto significa:

    ➡Existem pessoas reativas e proativas. O que diferencia uma da outra é a sua POSTURA MENTAL. Mas, antes de qualquer explicação é preciso saber que também podemos ser reativos em algumas áreas e proativos em outras. O que vai determinar como agiremos diante de algo será a nossa forma de pensar e encarar as situações ao nosso redor. Sendo assim, essa postura mental influencia nossas atitudes sem que percebamos. Falarei das 2 formas de pensar e agir de maneira genérica e em relação a diferentes áreas, ok?

    ✔Pessoas reativas geralmente são afetadas por situações físicas, circunstâncias, condições ou outras pessoas. Se o tempo está bom e tudo ocorre como planejado, tudo fica bem. Mas, se o pneu furou ou se o tempo está chuvoso, sentem-se insatisfeitas e reclamam da vida. E reclamar é uma de suas características primárias. Reclamam do tempo, do outro, do governo, do trabalho, do trânsito, reclamam até do que não lhes pertence, já que costumam se ocupar muito da vida alheia. Nos relacionamentos, sempre são rígidos, implacáveis. Não mudam de opinião, não pedem desculpas, não reconhecem suas falhas ou acreditam que sempre vão falhar, não sabem lidar com a frustração. No trabalho, podem ser vistas como “pessoa não quista”, já que frequentemente se envolvem em discussões. Não conseguem se adequar. Pessoas reativas perdem a motivação com facilidade diante das adversidades da vida. Sua alegria de viver depende sempre de algo externo. Nunca se sentem plenamente satisfeitas ou gratas. Consideram-se azaradas, injustiçadas, excluídas, humilhadas, perseguidas, ou seja, sempre são as vítimas. Pessoas reativas fazem parte do problema.

  • 👉Já as pessoas proativas, conseguem se ajustar às diferentes situações. Podem desanimar, mas não se deixam abater. Encaram as dificuldades como desafios. Sabem se comunicar. Identificam e expressam suas emoções com certa facilidade. Reconhecem suas falhas. Têm flexibilidade emocional. Reagem ao que sentem, e não ao meio externo, pois são guiadas por valores, não se importam com as circunstâncias. Escolhem responder ao estímulos externos com base nesses valores e não com base em reações momentâneas guiadas pelas emoções. Não se incomodam com o julgamento alheio, pois sabem o que fazem e porque fazem. Assumem as consequências de seus atos. No trabalho, são colaboradoras. São felizes por escolha. Enxergam oportunidades. Pessoas proativas fazem parte da solução, mesmo quando criam algum problema.

    ↪Portanto, observe sua postura mental diante das situações. Ela carrega seus paradigmas e conceitos internos que definem como a vida é e como as coisas devem ser e acontecer. Quanto mais imutáveis são seus posicionamentos, mais dificuldades você terá na vida pessoal e profissional. E, lembrando: algumas pessoas são totalmente reativas ou proativas. Outras, podem transitar entre os dois extremos a depender da área em que têm maior dificuldade em lidar. Quanto maior for seu autoconhecimento, maior possibilidades de mudança e ajustamento. A TERAPIA pode te ajudar no reconhecimento de suas emoções e pensamentos.

    Boa reflexão a todos
    MC

Atendimento online em; http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s