Você tem manias ou TOC?

Resultado de imagem para mania é toc
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) faz parte dos quadros conhecidos como “transtornos de ansiedade”. Muitas pessoas que sofrem deste “mal” podem levar anos para serem diagnosticadas, visto que, mesmo quando estão em terapia, os sintomas podem permanecer mascarados por outros problemas levando o próprio profissional a demorar para identifica – los.
De modo geral, obsessões são pensamentos intrusivos e recorrentes que causam grande desconforto e aflição, e compulsões são ações repetitivas e fora do controle da pessoa, estando frequentemente associadas a um alívio momentâneo da angústia causadas pelos pensamentos. No entanto, há casos em que predominam as obsessões e outras as compulsões, podendo ainda ocorrerem de forma individualizada, apesar de mais raramente.

São exemplos, verificações de portas e janelas, repetições mentais de frases ou números, preocupações excessiva com limpeza, pensamentos catastróficos, dentre outros.

O TOC tem tratamento, mas sem os devidos cuidados pode interferir significativamente na vida dessas pessoas, levando a perda de empregos e relacionamentos.

Agora, se você é do tipo que bate na madeira de vez em quando, gosta de manter a casa organizada ou de dar uma cheiradinha quando o livro é novo, mas que nada disso te causa sofrimento ou atrapalha teus compromissos, RELAXE. Você é “normal” tanto quanto a Psi aqui… Há quem diga que não, mas eu posso garantir que sim! rs