Exame de próstata ainda amedronta o imaginário masculino. Entenda o porquê!

Resultado de imagem para relaxe é so um exame de prostata

  • Hoje, vamos falar sobre o exame de próstata e o preconceito masculino.

    Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam o câncer de próstata como o 6° mais comum, representando 10% do total de cânceres. Avaliando apenas o universo masculino, passa para o 2° mais comum, perdendo apenas para o câncer de pele. Ainda de acordo com o Instituto, o câncer de próstata representa 70% dos diagnósticos em homens brasileiros, sendo que 10% desse total já se encontram em estágio avançado no momento de sua descoberta. É um número bastante ELEVADO!

    Segundo estudos realizados acerca do problema, este número poderia ser menor se os homens fizessem dois exames preventivos: o toque retal e o exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico; uma proteína produzida pela próstata e que apresenta níveis elevados em casos de câncer). Eles são complementares – a realização de um exame não exclui a necessidade do outro. Isso acontece porque o PSA falha em 20% dos casos e o toque retal em 35%; contudo, a realização de ambos reduz a probabilidade de falha para 8%. No entanto, dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), indicam que aproximadamente 51% dos homens NUNCA consultaram um urologista.

    Pois bem… a pergunta é: diante desta realidade, porque os homens continuam se abstendo ou protelando a realização desses exames? Na verdade, o empecilho diz respeito exclusivamente ao exame do toque!

    Sabemos o quanto este assunto mexe com o imaginário masculino, pois mesmo as brincadeiras em torno dele refletem o receio existente entre os homens em se submeterem ao procedimento. E, apesar de sabermos que este é totalmente indolor (e rápido, diga-se de passagem), ainda assim provoca inúmeras sensações de desconforto para eles. Dois medos que geralmente estão presentes em suas “cabecinhas” são: medo de sentir dor e, principalmente, medo de ter uma ereção! Este último, mesmo presente, encontra-se, frequentemente, de forma latente, tendo em vista que admiti-lo seria uma agressão a sua masculinidade. Como se o fato de pensar nesta possibilidade significasse uma possível demonstração de desejo em experimentar tal sensação.

  • A região da próstata e períneo são, SIM, zonas erógenas masculinas. Tanto que existe o chamado “orgasmo de próstata” que ocorre através de sua estimulação (via massagem anal). Portanto, HOMENS, numa possibilidade de uma ereção durante o exame, fiquem tranquilos: isto é apenas uma reação fisiológica. Já que, o desejo e o prazer são reações intencionais, direcionadas e psicológicas.

    E, lembrem-se: ser um homem bem resolvido significa ter aceitação sobre formas de prazer, mesmo que não tenha interesse em sua prática. Sendo assim, façam o exame sem receios. Não vale a pena colocar as suas vidas em risco por um “mísero” preconceito!

    MC

  • Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s