Sua raiva é raiva mesmo?

Resultado de imagem para ei raiva porque vc sempre usa essa mascara

✔Raiva e tristeza fazem parte das emoções consideradas primárias, ou seja, aquelas que estão presentes desde a vida uterina e que não dependem da cultura, por exemplo, para se desenvolver. Emoções são um conjunto de respostas químicas baseadas em memórias emocionais e que têm a função de gerar respostas no indivíduo diante dos estímulos externos, levando a pessoa a se proteger ou realizar algo. Por meio das emoções o indivíduo, portanto, movimenta-se, é impulsionado.

👉Raiva 😬 é uma emoção expansiva, implica em uma sobrecarga de energia no organismo, causando uma reação imediata no indivíduo e está quase sempre relacionada à frustração de uma expectativa ou desejo. Já a tristeza😔, é uma emoção reflexiva e que sinaliza que algo precisa ser processado para que você possa retornar a um estado de total satisfação. Mas, apesar de serem duas emoções primárias, por vezes a raiva é mais fácil de ser externada que a tristeza. Por isso, se algo é muito doloroso pra nós ou se não encontramos formas de expressar o que sentimos (como por exemplo, quando não temos com quem conversar sobre o que nos deixa tristes), podemos “transformar” essa tristeza em raiva. É o conhecido “descontar em quem não tem nada a ver” (que pode ser inclusive em nós mesmos).

↪Falar é terapêutico. Quando guardamos tristezas, o nosso inconsciente encontra uma forma de aliviar a tensão causada por esta emoção, tornando-nos mais irritáveis (raivosos). De uma certa maneira, este movimento interno acaba por nos proteger, tendo em vista que tristeza acumulada ou segredada pode invadir nossa alma e nos adoecer (depressão), o que é bem pior.

➡Em todo caso, o ideal é que tenhamos a possibilidade de externarmos o que sentimos, seja conversando com alguém em quem a gente confia e que não nos julgue, seja buscando auxílio profissional. Assim, tristeza será tristeza e raiva será raiva, tornando a vida mais simples de ser vivida.

✔Termos consciência do que sentimos e a que estamos reagindo ajuda bastante na elaboração das emoções. De qualquer forma, aprender a administrar o que se sente é uma tarefa que TODOS devíamos realizar. A terapia é uma excelente maneira de você aprender a distinguir suas emoções.😉

Boa noite a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s