Fase do luto…

Resultado de imagem para deixa doer mas nao deixe de viver

✔POIS, tudo passa…

➡Luto: processo psíquico diante da vivência de uma perda!

👉O luto pode ter até 5 estágios. Nem todo mundo passa por todos eles e nem existe uma sequência rígida para vivê-los. Algumas pessoas podem precisar de ajuda para alcançar o seu fechamento, ficando estagnadas, presas, em algum estágio.

↪São eles:

– Negação: estágio onde o indivíduo evita entrar em contato com a realidade dolorosa. Tenta não lembrar o quelhe faz sofrer, pode evitar falar no assunto ou mesmo “fingir” que está tudo bem.

– Barganha: Aqui, a pessoa estabelece diversos diálogos consigo mesma ou com alguma entidade na qual acredite poder dissolver a sua dor. Pensamentos do tipo “se eu sair dessa eu prometo…” são frequentes.

– Revolta: Nesse momento, a dor parece tornar-se aguda. Desespero e emoções dirigidas para a raiva são frequentes. Pode haver autopuniçao ou o direcionamento da energia agressiva para algo ou alguém.

– Tristeza: Nesta fase, todas as alternativas já foram utilizadas e o indivíduo entra, finalmente, em contato real com a sua dor. A vive. Mergulha em um estado de profunda tristeza e melancolia.

– Aceitação: Após vivenciar todas as emoções anteriores, ao elaborar sua perda (seja ela qual for), fecha-se o processo de luto. Aceita-se que nada há a fazer e que uma nova realidade encontra-se presente. A dor cessa. A ferida cicatriza-se e tudo que antes fazia sofrer deixa de ter significado para a pessoa. Se existir algo que possa ou valha a pena ser guardado, assim acontece. Se não, o indivíduo vira a página e esquece o fato quelhe fez sofrer.

✔Importante a saber identificar quando se está vivendo este processo e ter sempre uma atitude direcionada à superação. A terapia pode auxiliar você. Não sofra sozinho. Agende seu atendimento.

MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s