E essa tal síndrome do pânico?

Resultado de imagem para transtorno do pânico

A Síndrome do Pânico (SP) é um dos diversos tipos de transtornos de ansiedade e caracteriza-se pela presença de ataques de pânico recorrentes que consistem em uma sensação de medo ou mal-estar intenso, acompanhada de sintomas físicos, cognitivos e emocionais, que se iniciam de forma brusca e sem muita justificativa.

Considera-se que quase todas as pessoas estejam predispostas a terem ao menos uma crise de pânico na vida. Para algumas delas, a crise poderá voltar a acontecer acarretando-lhes preocupações persistentes em relação à possibilidade de ocorrência de novos ataques, fazendo-as desenvolver a SP propriamente dita.

Uma crise de pânico pode durar até 10 minutos e inclui sintomas do tipo: dificuldade respiratória, palpitações ou dor no peito, medo intenso, sensação de asfixia ou sufocamento, tonturas ou sensação de desmaio, tremores, sudorese, náuseas ou dor no estômago, formigamento ou dormência nos dedos das mãos e pés, calafrios ou onda de calor e sensação de morte iminente.

É importante que o paciente entenda que, passada a crise, o sintoma mais relevante da SP acaba sendo o medo frequente de novas crises, tornando- se esse medo o principal desencadeador de crises subsequentes.

Apesar da SP não oferecer riscos de morte, é um quadro que causa grande sofrimento psíquico e prejuízos tanto sociais quanto pessoais, afetando negativamente a qualidade de vida da pessoa, podendo ocorrer ainda a chamada agorafobia (medo de sair de casa ou estar em público).

Portanto, não espere chegar ao ponto de desenvolver algum tipo de transtorno de ansiedade como este, ou outro qualquer. Se você se sente ansioso (a), se já produz algum tipo de sintoma físico por conta disto e se de alguma forma percebe-se angustiado (a) em seu dia-a-dia, NÃO ADIE mais. Procure um psicólogo e CUIDE DE SUA SAÚDE EMOCIONAL.

Boa noite a todos