Conheça mais sobre o TOC…

Resultado de imagem para toc transtorno obsessiva compulsiva

Verificações excessivas, ações (mentais ou não) repetitivas com o propósito de aliviar a angústia, sentimentos de culpa e vergonha por pensamentos incontroláveis e, geralmente, absurdos, necessidades de simetria e organização extrema, rituais de purificação ou limpeza do corpo ou parte dele, dentre outros, podem ser indícios de TOC.

O transtorno obsessivo compulsivo atinge cerca de 4 milhões de brasileiros, e é um transtorno de ansiedade que pode causar grandes prejuízos sociais e emocionais na vida de uma pessoa.

É caracterizado pela presença constante, e angustiante, de pensamentos intrusivos (obsessões) e ações incontroláveis (compulsões) como forma de aliviar a tensão causada por tais pensamentos. Os sintomas do TOC envolvem alterações dos comportamento (rituais, repetições e evitações, do pensamento (preocupações excessivas, dúvidas recorrentes, pensamentos de conteúdo impróprio ou ruim) e das emoções (medo, desconforto, aflição e culpa). Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha. Em virtude desses medos, evitam as situações que possam provoca-los – evitação. As evitações, embora não específicas do TOC, são, em grande parte, as responsáveis pelas limitações que o transtorno acarreta. É importante dizer que nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. Todo mundo verifica as coisas às vezes. No entanto, na medida em que você se torna dependente ou escravo de tais ações para se sentir aliviado, pode significar a presença do transtorno.

O TOC é tratado com psicoterapia, medicação ou uma combinação dos dois, sendo que a terapia é sempre eficaz na redução de comportamentos compulsivos e pensamentos obsessivos, mesmo em pessoas que não respondem bem à medição. Portanto, se você acha que pode ter esse problema, não demore muito para procurar ajuda, pois seus sintomas costumam aumentar em intensidade e quantidade com o tempo.

Boa noite a todos