O amor inseguro faz sofrer…

Resultado de imagem para amor inseguro

  • Muitas são as razões que podem fazer uma pessoa tornar-se insegura dentro de uma relação. Há motivos internos e externos à pessoa. Portanto, em primeiro lugar é preciso saber identificar se você está se sentindo insegura em decorrência de uma característica SUA, como por exemplo, vivências passadas mal sucedidas na área da confiança ou em função do comportamento do seu parceiro, como alguém que se mostra incongruente em suas falas e ações, levantando sempre desconfianças. .

    Quando a insegurança parte de você, fatalmente, você terá momentos de culpa e arrependimentos, tendo em vista que sente em seu âmago que seu/sua companheiro (a) nada fez para que você se sentisse assim. Nem sempre essa percepção está consciente, mas mesmo quando está inconsciente você terá momentos de dúvidas sobre se agiu corretamente ou não e que funcionam como sinais de que algo está errado em sua percepção. Como um alerta!

    Já quando a insegurança é gerada em função das atitudes do outro, você se sentirá sem opções, impotente, com uma sensação de que nada poderá ser feito para modificar aquela situação, já que sente que o problema não está em você e sim, no seu par. Esse sentir também poderá estar consciente ou inconsciente.

    De uma maneira ou de outra, a insegurança pode destruir a sua relação já que afeta sua autoestima e lhe levará a produzir muitas discussões. Fato que desgasta qualquer relação. Se ela parte de você, o melhor é buscar ajuda para entender o porquê você se sente assim. Se ela é provocada pela ação do outro, melhor você analisar até que ponto esta relação é benéfica para você, principalmente se existir recorrências.

    Geralmente, quando a insegurança se instala, outras manifestações atreladas a esta sensação podem surgir, tornando a relação ainda mais difícil de ser administrada. Dentre elas, está o ciúme. E nesse caso, se aplica o mesmo princípio da insegurança. O ciúme pode “ESTAR EM VOCÊ” ou ter sido provocado pelas inconsistências percebidas no outro. Sentir um pouco de ciúmes de tudo que amamos é até certo ponto natural, pois quando este sentimento se esvai rapidamente e não nos tira a paz, está ligado ao cuidado. No entanto, ciúmes em níveis elevados está relacionado ao medo da perda e/ou à posse. Corrói sua autoconfiança, destrói sua autoestima e pode tornar sua vida um verdadeiro inferno.

  • Agora, independente do que causa esta insegurança em A ou B, ela so irá tomar conta da relação se existir entre o casal FALTA DE DIÁLOGO ou FALHAS NA COMUNICAÇÃO. E este, é assunto para outra postagem!

    Boa reflexão a todos
    MC
    #Mariapsi #reflexões #relacionamentos#vidaemocional #insegurança#comportamento #Incongruências #terapia#psicoterapia #psicologia

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s