Ansiedade de desempenho pré-sexual (texto para os homens)

Resultado de imagem para ansiedade de desempenho no sexo

  • A ansiedade pré-sexual, também conhecida como ansiedade de desempenho relacionada ao sexo, é algo bastante comum, atingindo em sua grande maioria os homens. Há uma grande pressão com relação ao desempenho sexual masculino e a capacidade de oferecer prazer à parceira, uma vez que isso é tido pela sociedade como sinônimo de virilidade e é julgado como parte da personalidade deles.

    Prestem atenção: “O corpo do pênis possui três canais de tecido erétil, dos quais dois são os corpos cavernosos. Quando o homem é eroticamente estimulado, esses estímulos chegam ao cérebro ativando os nervos e os vasos sanguíneos do pênis. Nesse instante, as artérias são dilatadas e uma maior quantidade de sangue chega a elas graças à liberação de uma substância chamada óxido nítrico. Com esse aumento do volume sanguíneo o pênis consegue ficar ereto. Quando o homem fica muito ansioso, há uma grande produção de adrenalina que não deixa o óxido nítrico agir. As artérias não dilatam direito e o risco de falhar é maior. E como a ansiedade molda também os níveis de percepção do prazer, vocês acabam tendo orgasmos mais curtos e fugazes. Vejam, então, que sexo é mais do que uma resposta física. A excitação está diretamente ligada às emoções”.

    Desta forma, as principais causas para a vivência deste tipo de ansiedade são:
    1. Falta de experiência: para o jovem q está iniciando a sua vida sexual, sentir-se
    pressionado a ter um bom desempenho é algo bem frequente de acontecer, e NATURAL. A inexperiência aliada à ansiedade pode ocorrer a ejaculação precoce, e quando esta ocorre, geralmente causa muita vergonha aos homens, podendo acarretar-lhes problemas de desempenho futuros.
    2. Pressão social: a obrigatoriedade transmitida através de uma educação machista de se mostrar um “garanhão” na cama, impõe ao homem uma condição de não poder falhar. O que por sua vez, o faz temer tal fato, levando-o a construir inseguranças muitas vezes inconscientes quanto ao seu desempenho sexual.
    3. Experiências frustrantes: se porventura um homem venha a vivenciar uma situação onde não tenha sido totalmente satisfatória (às vezes, apenas do seu próprio ponto de vista) poderá desenvolver a ansiedade de desempenho sempre que for encontrar sexualmente com uma mulher. Caso aconteçam novas frustrações, isso poderá leva-lo a desenvolver uma disfunção sexual, como a ejaculação precoce ou mesmo uma disfunção erétil (dificuldade de ter ou
    manter uma ereção). Tudo com causas psicológicas.
    4. Mulheres percebidas como experientes ou independentes: alguns homens, sentem-se inseguros diante de mulheres “bem resolvidas” sexualmente falando. E os motivos são praticamente os mesmos elencados anteriormente, principalmente, o medo de “falhar”.

  • Portanto, HOMENS: creio que o primeiro grande passo para vocês “se livrarem” desse tipo de ansiedade é entenderem que falhar no sexo é algo tão natural quanto acertar. Quanto mais vocês se concentrarem na obrigação de SEREM BONS, menos vocês estarão usando todas as possibilidades para que o sexo seja realmente bom para os dois, tendo em vista que uma das prerrogativas para isso é, exatamente, a entrega total e completa ao momento vivido. Sendo assim, desloque o seu pensamento para fora do seu desempenho sexual e concentre-se
    no encontro, na relação, no desejo, enfim, APROVEITEM! rs
    Boa reflexão a todos – MC

Atendimento online em http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s