Depressão…

Resultado de imagem para se depressão fosse tratada como outras doenças

Resumo da live no instagram @psicologa.conversa sobre DEPRESSÃO:

1. A depressão é uma enfermidade mental classificada como transtorno do humor. Fisiologicamente falando podemos dizer que é um desequilíbrio químico cerebral.

2. A depressão pode acometer QUALQUER pessoa independente de conhecimento, FÉ/religião e classe social. Sendo assim, DEVE ser tratada como qualquer outra doença. Nem o Pastor, nem o Padre e muito menos amigos e familiares LEIGOS estão preparados para entender e ajudar àquele que sofre com depressão. Uma palavra errada, na hora errada, pode ser FATAL.

3. Vários fatores estão envolvidos em um quadro depressivo desde a genética até constituintes psicológicos e sociais. Existem vários tipos que se subdividem a partir das causas (endógenas e exógenas) e intensidade dos sintomas.

4. Sintomas de depressão podem se confundir (ou unir) com sintomas de ansiedade. Só um profissional Pode fazer o diagnóstico corretamente. Seu tratamento pode ser através de medicação, terapia ou OS DOIS (que seria o mais indicado, tendo em vista que a medicação age em termos da fisiologia da doença, mas não trabalha as questões relacionadas à emoção).

5. A depressão provoca vários tipos de pensamentos negativos, inclusive aumenta as chances do aparecimento de pensamentos de morte.

6. O principal sintoma da depressão é a perda do prazer em realizar (seja o que for). Se você não sente mais satisfação nas atividades que antes eram prazerosas, analise o seu sentir e o seu pensar. VOCÊ pode estar com depressão! Para te ajudar nesta análise, ao final da live faço a indicação de um instrumento de investigação da depressão. Ele não substitui o diagnóstico feito por um profissional, mas pode demonstrar A VOCÊ a necessidade de buscar orientação.
Bom noite a todos