Você sabe dizer “NÃO”?

Resultado de imagem para sim e nao sao palavras curtas

  • ✔Quantas vezes você aceitou um convite para uma festa que não queria ir? ✔Quantas vezes comprou um produto por se sentir obrigado a ajudar alguém? ✔Quantas vezes aceitou uma tarefa mesmo sabendo que não teria tempo disponível para tal?
    .
    . 👉Pois bem… se você se reconheceu nessas perguntas, muito provavelmente você tem grande dificuldade em dizer NÃO para o outro. E o que isso tem demais? Uma coisinha básica: cada SIM que você dá de forma automática ou forçada para alguém é um NÃO que você dá para si mesma (o). E esse constante movimento de negar-se a si próprio o direito de dizer um “não”, pode levar você à exaustão tanto física quanto emocional, já que geralmente pessoas com esta dificuldade se atolam de trabalho, sentem-se constantemente irritadas, vivem frequentemente uma luta
    interna para não se sentirem a desagradar o outro, têm medo de serem rejeitadas, criticadas, esquecidas, enfim, são pessoas que vivem a incongruência do ser.

    👉A dificuldade em dizer “não” pode gerar consequências negativas em diferentes áreas. Na educação dos filhos, leva-os a não terem limites. No trabalho, gera fadiga e sensação de exploração. Nas amizades, desenvolve relações pouco saudáveis, fazendo você se sentir desrespeitado e sem condições para expor suas opiniões. E, nos relacionamentos amorosos, pode causar submissão.

    👉Na verdade, muitas são as causas que podem explicar esta dificuldade, mas se vicê vive a dizer SIM por medo de magoar ou para evitar discussões que possam trazer desconfortos para o outro, vicê pode estar em desequilíbrio com você mesmo, tendo em vista que o nosso bem-estar depende tambem do quanto respeitamos nossos próprios limites e atendemos o desejo alheio em detrimento do nosso desejo.

    👉Lembre-se: as pessoas não têm a obrigação de saber qual é o limite das outras, e cabe a cada um mostrar qual é o seu. Se isso não acontece, você pode começar a acumular sentimentos negativos que podem te levar ao adoecimento psíquico ou mesmo físico. 

  • A terapia pode te ajudar a identificar o porquê desse padrão de comportamento e te levar a ter uma vida mais “honesta” com os outros e, principalmente, com você mesma (o). Para aprender a falar “não” sem culpa, primeiro é necessário descobrir por que está tendo essa dificuldade, Ok?
  • O sim e o não, quando empregados corretamente, deixam a vida muito mais “graciosa”” de ser vivida.
    Boa reflexão a todos
    MC
    #Mariapsi #reflexões #Incongruências#dificuldadededizernao #comportamento#proatividade #prioridades #autovalor#psicologia

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s