Como identificar quando a criança está sofrendo violência sexual…

Resultado de imagem para violencia sexual na infancia

Na maioria dos casos, a criança não fala! Afinal, são apenas crianças. No entanto, praticamente em TODOS os casos, elas dão sinais de que algo de errado pode estar acontecendo. Portanto, não falam, mas se expressam de diferentes maneiras. Alguns desses sinais são:

1. Mudanças de comportamento: os pais precisam estar atentos a mudanças bruscas no comportamento da criança. Se antes ela era, habitualmente, extrovertida e passa a demonstrar sinais de introversão; se falava muito e se torna silenciosa; se gostava de passear e passa a se negar a sair; se era vaidosa e se mostra, de repente, descuidada; enfim, tais mudanças sempre representam alguma coisa. Fiquem atentos!

2. Regressão: quando ela volta a estágios já superados do seu desenvolvimento, tais como voltar a fazer xixi na cama ou chupar o dedo, tambem pode representar um alerta.

3. Questões de sexualidade: quando de repente ela passa a fazer desenhos em que aparecem os genitais ou mesmo demonstrar uma sexualidade aflorada de uma hora para outra. Podem, ainda, reproduzir em suas brincadeiras com os amiguinhos (as) a agressão sofrida.

4. Rejeição ou medo: se ela se nega a cumprimentar ou aproximar-se de algum familiar ou conhecido; ou demonstra semblante amedrontado quando precisa faze-lo, não desconsidere esses sinais.

E, principalmente…

5. Denúncia: se uma criança DIZ claramente que está sendo abusada, não devemos jamais negligenciar sua fala. Dificilmente as crianças fantasiam neste sentido.

Esses são alguns dos sinais que uma criança vítima de violência sexual pode apresentar. Porém, somente um profissional poderá identificar se representam DE FATO violência, tendo em vista que tambem são comportamentos que podem fazer parte do desenvolvimento natural de qualquer criança. Portanto, esses mesmos comportamentos podem surgir sem estarem ligados à abuso. Ainda assim, se estiverem presentes, devem ser investigados.

MC
#Mariapsi #informações#violenciasexualdeveserdenunciada#disque100

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s