Consequências da falta de limites na educação dos filhos…

Resultado de imagem para a falta de limites gera crianças mais estressadas

🔷️E sabe por que isso acontece? Porque uma criança sem limites é uma criança em AUTO-GESTÃO. E sendo criança, esta nao deveria ser-lhe uma atribuição. Criança, PRECISA de cuidados, proteção, amor e LIMITES. Ao ser “obrigada” a decidir por ela mesma, se tornará insegura e confusa, o que defensivamente pode transformar-se em ansiedade e/ou agressividade. .
.
🔶️Uma criança que não sabe até onde pode ir, tornar-se indefesa perante o mundo, pois agirá tão somente por “instinto”, ou melhor dizendo, por impulso, o que a fará sentir que o MUNDO é algo assustador, não terá firmeza sob seus pés. Seu caminhar será sempre instável e arriscado, já que a ela não foi ensinado o momento de parar. .
.
🔷️Talvez, e principalmente nos dias atuais, impor limites aos filhos seja uma das mais essenciais funções dos pais. O caos em que a sociedade se encontra (em termos de valores) está diretamente associado à falta de estrutura das famílias modernas. Dentro das casas dessas famílias os papéis estão invertidos. Filhos tiranos com carinhas de anjinho comandam os pais com seus desejos onipotentes. Pais inseguros não conseguem assumir sua autoridade perante esses filhos. Não sabem dizer NÃO! Não suportam o choro de seus filhos. Se desestabilizam ao ve-los frustrados e acabam cedendo aos seus caprichos infundados, parecendo não saberem que FRUSTRAR é tambem uma função parental. Mas, claro, é preciso saber a hora e como fazê-lo para não incorrerem no mesmo erro de seus pais: o autoritarismo. .
.
🔶️A criança não pode ser responsabilizada por tentar ‘transgredir”. Esse papel é dela mesmo e essencial para o seu desenvolvimento. Cabe a VOCÊ “impedi-la”. É assim que ela APRENDE com segurança. Oferecer limites é, pois, uma forma de proteger seus filhos contra eles mesmos, contra seus rompantes de imaturidade, contra o desejo frenético de ser atendido, enfim, dar limites é AMAR COM RESPONSABILIDADE.

Boa reflexão a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

#Mariapsi #reflexões #informações#educação #paisefilhos #superproteçao#comportamento #limites#responsabilidades #família #psicologia#orientaçaosocioeducativaparapais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s