A entrada na escola é sempre sofrida para pais e filhos…

IMG_20190131_095315_456

🌺A entrada da criança na escola é sempre permeada de emoções diversas e, muitas vezes, contrárias, tanto para a criança que pode se mostrar ansiosa pelo primeiro dia de “aula”, mas ficar com medo ao chegar na escola, quanto para os próprios pais que oscilam entre o desejo que a criança fique bem nesse novo ambiente e os diversos medos que rondam seu coração. Coração esse cheio de culpa e dúvidas.

🌺Realmente, o processo de adaptação escolar não é fácil para uma boa maioria de famílias. Existe dor e alegria neste processo. Para uns, pode demorar apenas um dia, para outros semanas e até meses. O importante é VOCÊ entender que cada criança tem um tempo particular e reage de maneira única. Não faça comparações.

🌺Outro fator importante é que VOCÊ confie na escola que escolheu. A criança é bastante intuitiva e sente a insegurança dos pais. Transmita-lhe confiança, e não medos. Para isso, é fundamental a não utilização de recursos ESCUSOS do tipo aproveitar um momento de distração de sua #criança para literalmente FUGIR. Oras, como um pai/mãe pode imaginar que esse tipo de ação irá promover segurança, se essa atitude o levará a construir os vínculos de confiança através de bases distorcidas que envolvem o mentir e o enganar? NÃO. Fale com sua criança de maneira firme e afetiva. A despedida deve assegurar o SEU retorno para buscar-lhe.

🌺Logicamente, tudo isso envolve um pouco de sofrimento. Mas, na vida, não crescemos sem passarmos por diversos momentos de dor. Não desista no primeiro instante. Seja persistente e você estará ensinando o seu filho a se tornar resiliente.

🌺E, ao passar esta fase, a escola só será alegria. Para ele (filho) e para VOCÊ (pai/mãe). Caso seus #medos e sua #culpa se tornem algo muito intenso, não pense duas vezes: #procureumpsicologo …
Boa reflexão a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s