Para educar bem é preciso consciência…

IMG_20190201_110135_610

👉Pois é… .
.
🆘️Não existe um manual que nos ensine a sermos bons pais. Antigamente também não existia. Mas, apesar de TODOS os equívocos cometidos por nossos pais, eles conseguiram ser melhores pais do que nós (os pais da atualidade) temos sido. Prova disso está na maneira como os filhos da modernidade têm se comportado.

🆘️As crianças e adolescentes de hoje em dia demonstram baixa tolerância à frustração, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, dependência emocional, dentre outros sinais de MÁ EDUCAÇÃO.

🆘️E por que isto está acontecendo? Porque os pais dessas crianças e adolescentes não estão conseguindo administrar seus diversos papéis. Antigamente, pai e mãe tinham papéis e funções bem específicas. Hoje, essas funções se misturaram, o que por si só acredito ter sido uma evolução. Mas, sem referências que pudessem seguir, os pais atuais acabaram confusos e inseguros.
.
🆘️Filhos não vêm com manual, mas os pais têm o dever de buscar aprender. Para Winnicot, pediatra e psicanalista infantil, todo pai/mãe tem a capacidade de cuidar bem de seu filho. Basta que para isso seja “devotado”. E, ao meu ver, ESTA é a grande falta dos pais atuais: eles não se empenham em aprender, pois para sermos bons pais precisamos SABER o que fazemos e não apenas fazer de qualquer jeito. .

🆘️Muitos são excelentes pais na hora de palpitar na educação alheia. São excelentes na hora de criticar. Mas, esquecem de colocar em prática as próprias críticas. São pais em excelência, mas tão somente em teoria.

👉Portanto, cabe a cada um empenhar-se em seu papel. Buscar informação, rever suas atitudes, pedir ajuda. Não há mal nisso! A vida não é mais igual ao que era antes. TUDO mudou e nós ainda estamos nos adaptando a essas mudanças. O importante é termos a consciência de quanto melhor execermos nossa função parental, melhor será a vida adulta dos nossos filhos.
Boa reflexão a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s